#

19-08-2008 - Joinvilhe: Só elogios ao pronto-socorro

Complexo Emergencial Ulysses Guimarães, do Hospital São José, está funcionando parcialmente desde ontemZita Marlene Marques, 44 anos, não tem do que reclamar. A aplicação de um medicamento para reumatismo, rotina que cumpre há seis meses no Hospital São José, em Joinville, ficou mais confortável com a abertura parcial ontem do Complexo Emergencial Ulysses Guimarães. "O espaço é maior e mais bonito. As macas são novas. Faz a gente se sentir melhor", opina.
Mesmo com dores abdominais, provocadas por um problema na vesícula, Ivone Heinz, 60 anos, não reclama do atendimento. Foi à nova recepção do complexo, ganhou uma ordem para fazer raio X e, minutos depois, aguardava a consulta em uma cadeira nova. "Estou a uns 15 minutos aqui, foi tudo bem rápido", diz.
Médicos, enfermeiros e socorristas também elogiaram a mudança. Ambulâncias agora têm mais espaço para manobrar. Corredores internos mais largos também ajudam na condução de pacientes em macas e cadeiras de rodas. O local, em geral, é mais espaçoso e agradável do que a estrutura antiga.
A sala de sutura foi transferida ontem para a parte nova. Três leitos da emergência - um deles trazido do antigo pronto-socorro (PS) - também foram ativados, mas não havia pacientes pela manhã. Com a ampliação, o hospital dispõe de sete vagas emergenciais, duas a mais do que tinha antes.
"São vagas para quem chega em estado grave. Fazemos o primeiro atendimento nelas", explica o enfermeiro-chefe Hamilton Vargas. Os outros quatro leitos permanecem na ala antiga, perto da radiografia, salas de observação e ortopedia, e serão transferidos gradualmente com esses serviços.
Além da emergência, dois consultórios clínicos e um oftalmológico e salas para triagem e medicação foram ativados e já recebiam pacientes pela manhã. Faltam entrar em funcionamento a recepção para visitantes, no térreo, e a ala de queimados.
Parte do antigo PS começou a ser demolida ainda ontem. A ordem de serviço para a demolição foi assinada às 9 horas pelo prefeito Marco Tebaldi. O local será a segunda parte do complexo, que abrigará UTI e ponto para pouso de helicóptero, na cobertura.
Ontem, desavisados procuraram o PS pela rua Carlos Lange. O diretor técnico Osmar Arcanjo de Oliveira pede que, de agora em diante, todas as pessoas se dirijam ao hospital pela avenida Getúlio Vargas, ao lado do Hemosc.

Pela porta certa
- O acesso ao pronto-socorro (emergências e consultas) é pela avenida Getúlio Vargas, ao lado do Hemosc.
- As visitas também entram pelo mesmo portão, como já vinha acontecendo. Por enquanto, a recepção continua no prédio antigo. Nas próximas semanas, deve passar para o térreo do Complexo Ulysses Guimarães.
- O antigo PS, na rua Carlos Lange, ao lado da ACE, foi desativado.

A MUDANÇA
SETORES JÁ TRANSFERIDOS
- Recepção do pronto-socorro.
- Salas de triagem e medicação.
- Dois consultórios clínicos.
- Um consultório oftalmológico.
- Sala de emergência com 3 leitos.
- Sala de sutura.
- Sala de chefia de enfermagem e coordenação médica.
SETORES QUE AGUARDAM*
- Observação feminina e masculina.
- Sala com 4 leitos de emergência.
- Sala de ortopedia.
- Radiologia.
- As mudanças são graduais e podem acontecer ao longo dos próximos dias ou semanas.

Fonte: AN - 19-08-2008


  •