O Hospital Infantil Jeser Amarante Faria (HI), em Joinville, começa a funcionar hoje sob a direção do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba. Nos próximos 15 dias, nada deve mudar da estrutura atual - 32 leitos de internação, dez de oncologia (câncer) e seis de UTI pediátrica.
Até o dia 15, o hospital passará por vistoria na estrutura física, equipamentos, instalações e quadro de funcionários, segundo a assessoria do HNSG. Isso não foi feito antes - o contrato de gestão foi assinado em 9 de agosto - porque a instituição de Curitiba acertava, por exemplo, como iria atuar a direção dentro do HI. A partir de hoje, também, o diretor-executivo do HI, Ademar Marcelo Soares, vai assumir oficialmente o controle e tomar pé da situação. Deve chegar em Joinville pela manhã.
Só depois da vistoria, uma prestação de contas mais detalhada e uma avaliação sobre necessidade de reestruturação do quadro de funcionários serão apresentadas, diz a assessoria. Mesmo com o período sem mudanças na estrutura, o HSNG acredita que conseguirá iniciar os serviços de pronto-socorro, cirurgias pediátricas e de ultra-som e aumentar o número de procedimentos médico-hospitalares em setembro, conforme as metas previstas no contrato.
O próximo passo é iniciar a obstetrícia para mães adolescentes e a ala de neonatologia (UTI), em outubro. Em janeiro de 2009, deve começar a funcionar a ala de queimados e em abril, a de psiquiatria. Nesse meio tempo, consultas, exames, cirurgias e os serviços de urgência/emergência no pronto-socorro devem ser implementados. O descumprimento de alguma cláusula do contrato pode comprometer o repasse ao HNSG.
Fonte: AN - 01-09-2008