28-10-2008 - SC na caça ao mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Joinville começou, ontem, a coleta de dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Egypti (LIRAa), uma das principais ações do Ministério da Saúde para o combate à dengue no país.
A pesquisa será realizada em 169 municípios de todos os estados. O objetivo do mapeamento de risco da dengue é identificar, nos municípios, as áreas que apresentam maior risco de formação de criadouros do mosquito transmissor. Essa identificação permitirá a adoção de medidas de prevenção.
No primeiro dia da pesquisa, foram vistoriados 750 imóveis de 10 bairros da zona sul da cidade. A campanha de orientação e combate à doença segue até sexta-feira e, também, vai percorrer os municípios de Florianópolis, Lages, Criciúma, São José, Palhoça, Jaraguá do Sul, Chapecó e Itajaí.
No primeiro dia do levantamento, em Joinville, não demorou para o agente de saúde Luiz Carlos encontrar um foco suspeito do mosquito. A possível larva foi coletada no Bairro João Costa.
- O material estava em uma bromélia e foi encaminhado para a análise em um laboratório. Caso o resultado seja positivo, vamos estender a vistoria em todas as casas vizinhas, num raio de 300 metros - explicou Luiz.
A professora Carmendia Vieira, do Bairro Guanabara, recebeu a visita do agente da Secretaria de Saúde na tarde de ontem. O técnico constatou água parada em vários vasos de plantas.
- Fui orientada a colocar areia nos pratinhos dos vasos. Apesar do descuido, sempre me preocupo com a prevenção da doença - disse.
A metodologia do Ministério da Saúde seleciona, aleatoriamente, apenas 20% das quadras de cada bairro.

Fonte: Diário Catarinense - 28-10-2008


  •