19-11-2008 - Postos de Saúde: Pode faltar material de curativo

Não chega a ser preocupante. Mas entre hoje e amanhã pode faltar material básico para curativos em alguns postos de saúde de Joinville. Também está faltando material de expediente (receituários, prontuários de atendimento), no caso do Jardim Paraíso.
O problema estava no envio de empenhos (ordem) de pagamento da Prefeitura para os fornecedores. Situação já resolvida, segundo a Secretaria da Saúde.
Sem receber os empenhos de pagamento e os pedidos, os fornecedores também não mandaram as mercadorias. Gazes, esparadrapos, materiais para curativos especiais e até seringas começaram a ficar escassos em algumas unidades. A mudança recente de sistema (ocorrida há cerca de um mês) causou o transtorno.
“O novo sistema não estava reconhecendo o antigo. É como você tentar abrir um documento mais recente em um computador mais antigo. Estávamos convivendo com isso há cerca de um mês. Na última sexta-feira, percebemos que os estoques estavam baixando”, explica o diretor executivo da Saúde, Cândido Trilha. “As informações eram passadas, mas na hora de serem confirmadas eletronicamente, havia erro na ordem de compra”, diz Trilha.
Para resolver parcialmente o problema, houve remanejamento de estoques entre as nove regionais de Saúde da cidade, conforme a necessidade.
Dos seis postos de saúde consultados por “A Notícia”, dois relataram que houve problemas: Costa e Silva e Adhemar Garcia. Mas o remanejamento ajudou a amenizar os transtornos. Os próprios líderes comunitários dizem que não houve grandes problemas.
Com a falha no sistema resolvida, até amanhã o abastecimento deve ser normalizado. Quem precisar de atendimento e se não houver material, será encaminhado ao posto mais próximo. De acordo com a Secretaria de Planejamento, não há problemas com outros empenhos de compras da Prefeitura.

Fonte: AN - 19-11-2008


  •