29-01-2009 - Joinville: Mais leitos, mais funcionários

As portas ainda estavam fechadas ontem para a maioria dos pacientes que procuraram ou precisam do pronto-socorro do Hospital Municipal São José, em Joinville. A reabertura do pronto-socorro permanece sem previsão, apesar de o número de internados ter caído em relação a terça-feira. Passou de mais de 90 para cerca de 70. Continua superlotado: o hospital tem 36 leitos de internação. Há pessoas internadas em cadeiras e macas nos corredores.
Segundo a direção, ainda existe risco de que a superlotação volte a impossibilitar o atendimento. Por enquanto, nenhuma medida conseguiria resolver logo a situação. “A solução é a abertura de leitos, mas a curto prazo, não dá”, afirma o secretário da Saúde, Tarcísio Crocomo. Ele salienta que a volta do pronto-socorro independe de solução definitiva. “Quando houver condições mínimas, vamos reabrir”.
A direção aposta em duas formas de aumentar os leitos. Uma é abrir o quarto andar do hospital, que garantiria 36 leitos. Reformado no ano passado para abrigar salas de internação, o andar nunca funcionou porque alaga quando chove. Segundo o diretor administrativo, Renato Monteiro, uma das obras necessárias – no telhado – deve iniciar semana que vem, mas não há data para conclusão. É o começo. Monteiro acredita que a reforma terá de ser refeita – talvez com outro contrato. “Também precisamos de mais funcionários.”
A direção pensa em abrir uma ala de internação no Complexo Ulysses Guimarães – ofereceria dez leitos. A unidade precisa de mais pessoal e reforma no elevador.

Fonte: AN - 29-01-2009


  •