Lucas Gabriel Vieira, de dez anos, foi um dos três primeiros pacientes da ala de queimados do Hospital Materno-infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville. A ala já vinha atendendo a pacientes, mas foi inaugurada oficialmente ontem. O setor possui dez leitos, para crianças e jovens de zero a 18 anos, e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o pai Alex Sandro Vieira, 35, Lucas se queimou quando brincava com uma garrafa de álcool. Ele teve queimaduras nas coxas, mas passa bem.
“Meu filho e um amiguinho estavam tentando colocar fogo num caramujo. Coisa de moleque. Eles pegaram uma garrafa de álcool sem vermos, fizeram um furo na tampa. Quando colocaram fogo, a garrafa explodiu perto das pernas dele”, conta o pai.
A ala de queimados do hospital é considerada de alta complexidade e possui isolamento, já que queimaduras são suscetíveis a infecções, segundo o médico e diretor técnico Armando Lorga.
Com a nova ala, o Infantil amplia para 142 o número de leitos ativos. O objetivo é atingir 168 ainda no primeiro semestre, de acordo com compromisso firmado com o governo do Estado no ano passado. Até agosto de 2008, o hospital era administrado pelo Estado e tinha cerca de 36 leitos ativos.
Em outubro do ano passado, o hospital ativou o centro cirúgico. Em novembro, foi inaugurado o pronto-socorro e o diagnóstico por imagem, além de mais leitos.
A maternidade para mães adolescentes e UTI neonatal (para recém-nascido) com 17 vagas começaram a funcionar em dezembro de 2008. O serviço de ambulatório passou a ser oferecido em janeiro. O Hospital Infantil conta com mais de 400 funcionários.
Fonte: AN - 17-03-2009