DEMANDA DAS CONSULTAS
Entra ano e a sai ano e não há o que faça cair a fila de espera por consultas especializadas em Joinville. Mesmo que tenha sido realizado um mutirão no ano passado, com remuneração extra para os médicos, a demanda não atendida é de 43,3 mil consultas.
O número está atualizado até o final de fevereiro. Apenas três especialidades, cardiologia, oftalmologia e otorrino, concentram quase metade das demanda reprimida. Mais de seis mil crianças fazem parte da fila de espera. O levantamento das consultas reprimidas foi obtido pelo vereador Patrício Destro (DEM), em pedido de informações à Secretaria de Saúde.
Lista das cirurgias
A listagem traz também a demanda em cirurgias. São mais de 2 mil pessoas, a maioria mulheres, à espera de uma cirurgia ginecológica. O levantamento da demanda de consultas e cirurgias traz dados pelas regionais de saúde.
Os números estão espalhados de maneira mais ou menos uniforme, com menor demanda em Pirabeiraba e na região do Vila Nova, onde a população é menor.
Sem mutirão
O secretário de Saúde, Tarcísio Crócomo, não crê na eficácia de mutirões para reduzir o número de consultas. “ É apenas um paliativo. Que adianta fazer a consulta se daí é necessário um exame, uma cirurgia e não tem como fazer? É preciso ampliar a rede de consultas, melhorar a base, ter mais profissionais. Estamos montando um plano que será apresentado nas próximas semanas ”, diz Crócomo.
Fonte: AN - Blog do Saavedra - 03-04-2009