05-08-2009 - GRIPE A: Hospitais públicos cancelam cirurgias

Dois hospitais da rede pública de Joinville passam a adotar um procedimento extra para aumentar a rede de combate ao vírus da gripe A.
O Hospital Regional Hans Dieter Schimidt e o Hospital São José estão cancelando as cirurgias eletivas, ou seja, que envolvem casos em que não há riscos para os pacientes.
Segundo o diretor do São José, Tomio Tomita, permanecem no cronograma da unidade apenas as cirurgias de câncer, de urgência e emergência ou ambulatoriais em que não há necessidade de internação.
A medida entra em vigor hoje e é válida por tempo indeterminado. A direção não soube informar o número de cirurgias canceladas por conta da orientação, determinada pela Secretaria Estadual de Saúde.
O Hospital Regional vai seguir a mesma regra, com o objetivo de garantir um melhor atendimento aos possíveis pacientes da gripe A.
Segundo a direção do hospital, o pronto-socorro opera com capacidade máxima, e os leitos disponíveis para internação estão com 100% de ocupação. Apesar disso, a direção também informa que não precisou desmarcar nenhuma cirurgia. Os últimos procedimentos agendados serão realizados amanhã.
A decisão de adiar os procedimentos eletivos já foi tomada no Rio Grande do Sul por conta da lotação nas emergências dos hospitais. Lá, a medida foi parar no Ministério Público. O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes, pediu que o órgão intervenha na decisão do governo do Estado.

Fonte: AN - 05-08-2009


  •