Oito pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville tiveram de ser transferidos às pressas para outro setor na noite de segunda-feira. O motivo foi a infiltração de água da chuva no local. O telhado está em reforma e a parte sobre a UTI havia sido retirada durante a tarde. A laje exposta causou a infiltração.
Segundo o diretor-técnico Hercílio Fronza Júnior, houve erro de funcionários da obra. “Eles retiraram a cobertura antiga para ter mais mobilidade na reforma. Como choveu, a laje exposta permitiu a entrada da água”, diz.
Como não houve problemas para os pacientes nem aos equipamentos da UTI, ninguém será responsabilizado, segundo Fronza. A laje foi coberta na tarde de terça-feira e os oito pacientes voltaram à UTI ontem de manhã. Eles ficaram um dia e meio na ala G, que tem estrutura para receber leitos de terapia intensiva.
A reforma no telhado começou em dezembro e deve seguir até o fim de janeiro. A estrutura tem 25 anos. No começo, havia apenas a laje, que era vedada. Com o tempo, a vedação apresentou falhas e um primeiro telhado, baixo, foi construído. “Como também é antigo, agora está sendo feito um segundo telhado, mais alto e mais moderno, sobre o já existente”, diz o diretor técnico.
A reforma ocorre em todas as alas do hospital e deve solucionar problemas como goteiras, por causa de telhas antigas, além de calhas entupidas. Ainda nesse semestre, o sistema de esgoto também deve entrar em reforma, o que vai obrigar transferências de pacientes entre os setores.
Fonte: AN 07-01-2010