Doar sangue é um ato de amor. Pratique! Com este lema, o Serviço Social do Comércio (Sesc-SC), em parceria com o Hemosc, está iniciando uma campanha de estímulo e conscientização da população sobre a importância do ato de doar sangue. A campanha faz parte do projeto "Quatro Estações" e encerra no próximo mês.
As ações serão realizadas em 16 cidades catarinenses e o público alvo serão estudantes adolescentes. Em Lages, o Sesc e o Hemosc já estão percorrendo as escolas, trabalhando com orientações e esclarecimentos sobre o tema. "Os alunos incentivam os pais, vizinhos, amigos... E serão futuros doadores ao completarem 18 anos", afirma a assistente social do Sesc, Cleide Ronsani.
O Dia "D" está marcado para 16 de maio, quando haverá duas apresentações do espetáculo "Arte na doação", do Grupo de Teatro do Hemosc. Na peça, um jovem que desconsiderava a importância de ser doador surpreende-se numa situação limite, precisando de doação para salvar alguém de sua família. As apresentações acontecem à noite no colégio Cruz e Souza e à tarde, no Energia.
Para a assistente social do Hemosc, Carmem Muniz, a campanha vem em boa hora. "No início do inverno, as doações caem por fatores externos como gripes e resfriados, que restringem o número de doadores", diz.
Lages consegue manter estoque
No Hemosc de Lages, a meta de bolsas de sangue é atingida em quase todos os meses. Segundo a assistente social Carmem Muniz, são necessários 800 candidatos para que se consiga pelo menos 600 bolsas. Além da campanha "Quatro Estações, o Projeto-Escola e as coletas externas ajudam a manter o estoque.
Fonte: Correio Lageano - 09-04-2008