10-04-2008 - Lages: Cartão SUS tem o objetivo de possibilitar a identificação individual dos usuários

A coordenadora do Cartão SUS, funcionária da Secretaria de Saúde de Lages, Glaucia Ruth Branco, lembra que no ano passado ocorreu uma mudança no sistema de processamento de dados. "Os números de cadastros eram transmitidos por meio do CAD-SUS e tiveram o processo mudado para o sistema CAD-JAVA", informa. Este programa foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de aprimorar o trabalho e ampliar o banco de dados do Cartão SUS. "Dentro do sistema CAD-JAVA os números de cadastramentos estão sendo transmitidos com maior rapidez", ressalta a coordenadora.
Dentro desse novo processo, os dados atualizados até 8 de abril de 2008 apontam 136.177 cadastros efetivados, sendo que no período de 28 de fevereiro de 2008 a 8 de abril de 2008, foram registrados um total de 1.324 novos cadastros.
Estão incluídos no relatório os cartões provisórios e definitivos distribuí­dos às pessoas que tiveram tratamento de saúde de alto custo. Esse tratamento inclui hemodiálise, quimioterapia (Cepon), medicamentos especiais e radioterapia.
Já o secretário de Saúde de Lages, Juliano Polese Branco, lembra que o Cartão SUS é feito diretamente na Secretaria de Saúde de Lages (setor do Cartão SUS) e não mais pelos agentes de saúde, como ocorria nos primeiros processos de cadastramento.

Fonte: Correio Lageano - 10-04-2008


  •