23-06-2008 - Reforma do hospital em Lages será inaugurada hoje

A reforma das Unidades de Internação do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), serão inauguradas hoje, às 11 horas, pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Em obras desde setembro de 2006, as alas conhecidas como R5, R6, R7 e R8 estão remodeladas e ganharam novos nomes.
Para a melhoria, foram gastos mais de R$ 2 milhões na reforma da estrutura física do prédio e outros R$ 350 mil para a compra de móveis e equipamentos permanentes para os setores. O dinheiro veio de um convênio com o Governo do Estado, através do programa de Revitalização e de Descentralização dos serviços e unidades de assistência à saúde, a fim de diminuir o transporte de pacientes em ambulâncias para atendimento na Capital.
Com a obra, os pisos de madeira foram substituídos por laje, para adequarem-se às normas de segurança e da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, cada enfermaria (de 2 a 4 leitos conjugados) tem seu conjunto sanitário próprio, isto é, ninguém mais precisa atravessar um corredor, ou parte dele para chegar ao seu sanitário. Para a direção do hospital "com a reforma, houve um resgate à preservação da individualidade e humanização das pessoas".
Com a reforma, ficam adequados 79 leitos, onde há alguns anos já haviam sido instalados mais de 120 leitos para atender a demanda da região.
Hoje, durante a inauguração, deve ser assinado novo convênio entre Governo e Hospital. Desta vez, novos investimentos serão aplicados na reforma e adequação da unidade de internação do SUS, o R9 (Ala São Vicente) para mais 30 leitos, em arquitetura moderna.
O governo vem fazendo a sua parte, destinando recursos através de convênios específicos. O hospital também faz sua parte com a complementação de recursos próprios, com vistas à modernização da sua estrutura física e gerencial", divulgou o diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Canísio Winkelnann.

Alas têm novos nomes
R5: agora denominado Ala Santa Terezinha, tem 12 leitos
R6: agora denominado de Ala Mãe Divina Providência, tem 26 leitos
R7: agora denominado de Ala Santo Antônio, tem 15 leitos
R8: agora denominado de Ala padre Eduardo Michellis, tem 26 leitos

Fonte: Correio Lageano - 23-06-2008


  •