Campo Belo do Sul - O Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora do Patrocínio, em Campo Belo do Sul, já dispõe de estrutura e condições para fazer atendimentos mais especializados.
Já foram concluídas as obras de reforma do local e instalados os equipamentos repassados pela Baesa (Energética Barra Grande S/A) para o funcionamento da unidade: um monitor multiparamétrico, um aparelho de anestesia, um desfibrilador cardíaco e um bisturi eletrônico. Ao todo, a empresa investiu R$ 27 mil na compra dos aparelhos.
Além da participação da Baesa, o Hospital recebeu R$ 150 mil do Governo do Estado para fazer as reformas do Centro Cirúrgico, instalado em uma área com 168 metros quadrados e com 11 repartições, como sala para cirurgia, sala para elaboração de medicamentos, sala para recuperação dos pacientes, enfermagem, recepção e sanitários.
A enfermeira do Hospital Nossa Senhora do Patrocínio, Daiane Pucci, explica que a reforma do Centro Cirúrgico vai aprimorar o atendimento oferecido à população dos municípios de Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Capão Alto. São cerca de 130 pessoas atendidas mensalmente, entre observação médica e internamentos. “Agora estamos mais equipados”, comemora.
Se a estrutura física é adequada, a equipe médica do Hospital ainda carece de pessoal. Atualmente são dez profissionais responsáveis pelos atendimentos: três médicos, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e cinco auxiliares. Além do reduzido quadro de pessoal, a administradora do hospital, Luzia Pereira dos Anjos Varela, conta que a unidade hospitalar também encontra dificuldades financeiras para cumprir sua missão, pois além do atendimento médico, os pacientes recebem refeição e hospedagem, tudo gratuitamente.
Fonte: Correio Lageano - 04-07-2008