O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ganhará novas instalações. Dentro de 30 dias, a contar de quarta-feira da semana passada, deverá estar pronta a obra de readequação da antiga sede do Corpo de Bombeiros, na Rua Marcos Batista, para alojar os médicos e enfermeiros que integram a equipe daquela unidade de saúde.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional em São Joaquim destinou R$ 67,6 mil para a obra, que inclui quartos com banheiro, depósito, cozinha e garagem para a ambulância Há dois anos o Samu atua na região de São Joaquim. Para receber o atendimento do Samu, é preciso acionar o serviço pelo telefone 192. Depois de responder um questionário especializado, um médico regulador define se a situação descrita é realmente urgente e se há necessidade do deslocamento da unidade móvel.
O envio de uma ambulância é justificado em casos de acidente de trânsito, ataques do coração, convulsões, desmaios prolongados, envenenamentos e intoxicações. As equipes do Samu já salvaram inúmeras vidas em toda região serrana. Mas um dos problemas mais graves que enfrentam são os trotes. Telefonemas simulando situação de emergência e chamadas falsas ainda preocupam os profissionais do Samu. Em Lages o número de trotes é crescente e muitas vezes atrapalham o atendimento de casos reais.
Fonte: Correio Lageano - 02-09-2008