26-09-2008 - Mais uma doação de órgãos feita em Lages

Na Semana Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, a equipe da SC Transplantes realizou no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, uma captação múltipla de órgãos. Efetivada nesta quinta-feira, 25 de setembro, a doação vai beneficiar até 12 pessoas, por meio de transplantes de rins, fígado, coração, córneas e ossos. A central de transplantes do hospital, que ficou anos sem intermediar uma doação de órgãos, mostra agora plena motivação, tendo concretizado, no período de um mês, dois procedimentos de captação.
Só este mês, já foram efetivadas 14 captações em Santa Catarina. O resultado deve permitir que o Estado retome a liderança do ranking nacional de transplantes, contabilizando mais de 14 doadores pmp (por milhão de população) neste segundo semestre de 2008. “A Secretaria de Estado da Saúde quer aproveitar a data para parabenizar o empenho de todos os envolvidos neste processo complexo, já que uma captação pode levar até 18 horas, e também o empenho da direção da SC Transplantes, que capacitou as equipes para a captação de órgãos”, elogia a secretária Carmen Zanotto.
Há um mês, a SES também está veiculando uma campanha para doação de órgãos desenvolvida pela Fórmula Comunicação. Com os dizeres “Deixe uma herança que vai salvar vidas. Seja um doador de órgãos. Avise sua família”, a secretaria pretende estimular o diálogo sobre o assunto, propondo que a doação e os transplantes deixem de ser um tabu para se tornarem temas de conversas maduras e esclarecedoras. Cartazes e folders também foram confeccionados dentro da mesma proposta, e justamente com o material produzido pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) serão distribuídos aos funcionários e ao público das principais unidades de Saúde do Estado.
As panfletagens serão realizadas no Hospital de Caridade e no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, no Instituto de Cardiologia, em São José, no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, no Hospital São José, em Criciúma, no Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, e no Hospital São Francisco, em Concórdia.

Fonte: Correio Lageano - 26-09-2008


  •