02-10-2008 - Lages: Hemosc coleta sangue na região da Amures

A campanha de coleta externa é realizada uma vez por mês e obedece a um cronograma organizado em parceria com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), e com a prefeitura de São Cristóvão - único município parceiro que não integra a associação.
Atualmente, 20% dos doadores de sangue do Hemosc em Lages participam da  coleta externa, que esteve “prejudicada” por causa de outra campanha: a de vacinação contra rubéola.
A coordenadora de qualidade do Hemosc, Marli Adelina Souza, explica que coincidentemente a faixa etária entre 19 e 39 anos corresponde ao grupo com maior índice de doadores de sangue.
Por esta razão, nos últimos dois meses, houve redução no número de coletas, já que pessoas vacinadas contra a rubéola não podiam doar sangue por 30 dias.
A última ação da campanha  aconteceu em agosto e somente ontem ela foi retomada, no município de São Cristóvão. Para recuperar as doações que não aconteceram, este mês o Hemosc promove dois dias de coleta externa. A próxima será no dia 15 de outubro, em Otacílio Costa.
Cada coleta nessa campanha representa uma média de 80 a 100 bolsas de sangue.
Uma unidade móvel do Hemosc leva todo o material e a equipe de coleta até o município, que através de sua Secretaria de Saúde, faz a divulgação prévia do dia, horário e local que vai disponibilizar para a campanha.
Como trabalha em rede em todo o Estado, o Hemosc recebe e oferece sangue e  sofre com a falta de alguns tipos sangüíneos, especialmente os negativos.

Fonte: Correio Lageano - 02-10-2008


  •