#

22-10-2008 - Lages: Remédio pode causar má formação fetal

O dermatologista e médico responsável pelo tratamento de pacientes com hanseníase na Serra Catarinense, Auro Prochnau, explica que a substância  não é encontrada à venda em farmácias. Um dos principais motivos é a contra-indicação para mulheres férteis.
Usada no tratamento da hanseníase; em pacientes que passam por transplante de medula e sofrem com “Enxerto-Versus- Hospedeiro”; para tratar úlceras aftosas em pacientes com HIV e algumas formas de “lúpus eritematoso” (doença reumática que causa lesões de pele e dores nas juntas, a artraugia), o medicamento é responsável pelo surgimento de vários efeitos colaterais em filhos de mães que tiveram contato com a substância.
Entre eles estão o encurtamento de membros superiores e inferiores (braços e pernas); o aumento das cavidades cerebrais  e do líquido contido nelas e conseqüente redução do cérebro e incompatibilidade da vida; defeitos renais e no Sistema Nervoso Central (SNC); má formação de orelhas, olhos, entre outros membros.
Por isso, mulheres que podem vir a ficar grávidas, gestantes e as que amamentam não devem tomar o “Talidomida”. Elas também não devem praticar sexo com homens que usam o medicamento sem usar proteção que impeça a gravidez.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que a regra vale mesmo para homens que tenham passado por vasectomia.
O controle sobre o remédio é tanto que ao indicá-lo o médico tem que usar receita especial com justificativa, um termo de esclarecimento preenchido e assinado pelo paciente e um termo de responsabilidade que leva as assinaturas do doente e do médico.
Caso seja roubado ou ingerido por outra pessoa, tanto o doente como o médico respondem pelas conseqüências. “Geralmente as regionais de saúde de cada Estado avaliam e decidem se liberam ou não”, explica o médico.

Hanseníase: Doença infecciosa provocada pelo micróbio bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), e que ataca a pele, os olhos e os nervos.
Enxerto-Versus-Hospedeiro: Quando anticorpos da medula transplantada para um paciente lutam contra o hospedeiro (organismo dele).
Úlceras Aftosas: Aftas que surgem de forma mais intensa e grave na boca de pacientes HIV positivo.

Fonte: Correio Lageano - 22-10-2008


  •