27-10-2008 - Lages: Secretaria da Saúde já pediu o credenciamento

Para responder os questionamentos de Jair Nunes a gerente de controle, de avaliação e de auditoria da Secretaria Municipal da Saúde, Sônia de Fatima Souza, explica que o município já pediu o credenciamento para o serviço de cardiologia à Secretaria Estadual da Saúde.
A solicitação aconteceu em abril deste ano. Até agora não houve manifestação do governo do Estado.
Segundo Sônia, a Comissão Intergestora Bipartite (CIB), credencia serviços para municípios com população mínima de 500 mil habitantes. Na época do credenciamento de Rio do Sul, as populações das duas cidades foram somadas para garantir o atendimento lá. Em troca, Lages ficou com o serviço de ortopedia, que Rio do Sul não tem. “Tem uma discussão no Estado para ver se dá para dividir. Como o nosso serviço cresceu muito a gente está tentando trazer para Lages”, informa a gerente.
Ela afirma que um levantamento que reúne números de todas as unidades de saúde de Lages, feito até o último dia 30 de setembro, revela que 980 pacientes estão na fila de espera pela consulta especializada com cardiologista.
Um dos casos mais graves é do doente que está cadastrado desde dezembro de 2006. Há quase dois anos ele aguarda sem passar por tratamento.

Fonte: Correio Lageano - 27-10-2008


  •