#

19-11-2008 - Lages: 93 anos a serviço da saúde

O primeiro hospital instalado em Lages, o Nossa Senhora dos Prazeres, completa hoje 93 anos de existência, fruto da dedicação das Irmãs da Divina Providência, que chegaram em Lages, 14 anos antes, e iniciaram o atendimento médico aos moradores do município. Em um primeiro momento atendendo nas próprias residências, posteriormente em um pequeno espaço anexo ao colégio Santa Rosa de Lima.
Mas foi apenas em 1915 que elas conseguiram comprar, dos Franciscanos, uma área na esquina das ruas Hercílio Luz com Lauro Müller, onde o hospital está até hoje. Neste perío­­do, de muitas conquistas e alguns contratempos, o hospital se consolidou como um dos mais conceituados de Santa Catarina, servindo de referência inclusive para moradores do Rio Grande do Sul e do Oeste catarinense.
Em sua atual estrutura o Nossa Senhora dos Prazeres conta com 200 leitos, dos quais 10 são na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, focada na especialidade de cirurgia geral, sendo referência nas especialidade de neurocirurgia e alta complexidade em traumato-ortopedia. Além das especialidades básicas, o hospital conta com uma unidade de internação psiquiátrica com 30 leitos.
De acordo com o levantamento mensal, feito pela sua direção, em média o hospital atende a 1.020 internações e realiza 446 cirurgias, sendo que a maioria dos seus pacientes são atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que desde o início de suas atividades, o Nossa Senhora dos Prazeres presta atendimento de urgência/emergência à população serrana, 24 horas por dia.
Nesta área de atendimento de emergência ambulatorial, o hospital  recebe em média 2.5 mil pacientes, com atendimento de traumato-ortopedia de 720 pessoas e de radiologia convencional de 2.120 pacientes.
Para comemorar a passagem de mais um aniversário, os funcionários do hospital decidiram na manhã desta quinta-feira realizar um mutirão para medir a pressão arterial. Ele vai acontecer às 15 horas, uma hora antes da realização da tradicional missa das quintas, na capela do hospital.

Fonte: Correio Lageano - 19-11-2008


  •