08-01-2009 - Lages: Atendimento do SUS alterado pelas férias

A alteração refere-se apenas às férias de 15 dos 38 médicos do SUS neste mês e em fevereiro. Enquanto um grupo desses profissionais permanece em férias, os demais 23 médicos especialistas estão trabalhando. O retorno de quem está de folga começa a partir desta quinta-feira, de acordo com informação de Sílvia Beatriz Menegolla, gerente de enfermagem da Policlínica Municipal , no prédio do INSS na rua Jorge Lacerda, 126 (fundos).
O agendamento de consultas continua sendo feito nas unidades de saúde dos bairros, sem necessidade de deslocamento à Policlínica Municipal. Moradores em bairros onde não há unidade de saúde fazem marcação de consulta médica e atendimento de enfermagem na Policlínica. Para isso, devem portar o cartão de prontuário e triagem de encaminhamento.
"O cartão de prontuário foi implantado para evitar que seja feito agendamento de pessoas que não comparecem para a consulta que foi marcada", esclarece  Sílvia Beatriz. No mês de novembro 441 pessoas agendaram consultas e não foram ao médico, de acordo com dados da Policlínica Municipal.
Existe pelo menos um motivo para preocupação com esse tipo de comportamento: pessoas que têm necessidade de atendimento acabam ficando sem ele porque a oportunidade lhes foi tirada por quem não compareceu. Também por causa disso, a gerência da Policlínica pede que no caso de agendamento por quem não poderá ir ao médico, esse paciente deverá telefonar (3222-8275) e informar a ausência. Assim, a gerência poderá liberar esse espaço para outra pessoa.
A gerente Sílvia Beatriz Menegolla diz que ainda há usuários dos serviços do SUS que entendem estar usufruindo serviços do INSS, porque a Policlínica Municipal está no mesmo prédio. "O INSS trata do seguro social e o SUS é um serviço de saúde municipalizado", explica Sílvia Menegolla.

Procedimentos
A Policliníca Municipal não agenda consulta médica por telefone.
Informações sobre os serviços são prestadas pelo telefone 3222-8275.
Nas unidades de saúde nos bairros agenda-se atendimento por clínico geral e especialistas.
Moradores em bairros sem unidade de saúde marcam consulta no centro.

Obras deverão ser retomadas este mês
A Secretaria Municipal de Obras, por determinação do prefeito, está trabalhando no planejamento de continuidade de algumas obras que estavam sendo executadas na cidade antes do início das férias coletivas da prefeitura.
De acordo com o secretário de Obras, Sérgio Todeschini, sua secretaria, assim como as demais, ainda está em processo de reestruturação da equipe e após o término das férias coletivas (19 de janeiro) é que os serviços retornarão à normalidade. “Tivemos a primeira reunião do colegiado na última segunda-feira, e o prefeito Renatinho já nos determinou a continuidade de diversas obras”, disse.

Fonte: Correio Lageano - 08-01-2009


  •