#

27-03-2008 - Araquari volta a ter posto de emergência

O Pronto-Atendimento (PA) Aci Ferreira de Oliveira, de Araquari, no Planalto Norte, abriu as portas pela primeira vez ontem. Desde 2003, quando o município viu o Hospital Senhor Bom Jesus, o único da cidade, fechar as portas, os moradores ficaram sem atendimento de urgência e emergência. Só ontem de manhã, cerca de 40 pessoas passaram pelo local. A capacidade do PA é de 80 atendimentos por dia.
Um dos primeiros pacientes da pediatria foi Luan Batista, com um ano, que ficou com a mão inchada por causa de picadas de formigas.
Para a mãe, Vaniele Aparecida Carneiro, 20 anos, e avó, Maria Aparecida Carneiro, 40, foi um alívio encontrar o PA aberto. Em situações de emergência, a família costumava gastar, em média, R$ 50,00 para buscar atendimento médico em Joinville ou em São Francisco do Sul, na mesma região do Estado.

Marcação de consultas também melhora
Quem também levantou cedo para levar a filha pequena ao PA foi Gisele Spíndola. Ela ficou assustada com um inchaço que apareceu no pescoço da filha, Sofia, de seis meses.
As duas já chegaram a esperar quatro horas para serem atendidas em Joinville e algumas vezes foram embora sem ver um médico.
- Não poderia ser melhor. O atendimento foi bom e rápido - afirmou Gisele.
Até mesmo quem foi atrás de consulta se surpreendeu com o atendimento. Foi o caso de Roséles Venceslau, 31.
Ao passar pelo PA, ela decidiu entrar para saber como era a marcação de consultas porque nos postos de saúde o agendamento ocorre às segundas-feiras.
Roséles não só saiu com o dia e horário em que vai falar com o médico, como foi informada que pode marcar consulta em qualquer dia pessoalmente ou por telefone. O pronto-atendimento é uma unidade mista, com pronto-socorro e consultas agendadas

Fonte: Diário Catarinense - 27-03-2008


  •