#

02-06-2008 - Frio não impediu que o XI FEMESC fosse um sucesso

Mesmo com os termômetros marcando temperaturas que variavam entre -3 e -2 graus na região, cerca de 200 pessoas participaram do evento mais importante da categoria médica do Estado, que ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, em Fraiburgo, o Fórum das Entidades Médicas do Estado Santa Catarina (FEMESC), que este ano está na XI edição.
A mestre de cerimônia, Drª. Tânia Maria de Oliveira, abre a solenidade convidando as autoridades a compor a mesa que são os Drs. João Pedro Carreirão Neto, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Anastácio Kotzias Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CREMESC), Genoir Simoni, presidente da Associação Catarinense de Medicina, Agostinho Júlio Bernardi, presidente da Regional de Videira do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa, vice-presidente do SIMESC e presidente da Federação Médica Sul Brasileira (FMSB), Natalino Lazare, secretário Regional de Videira que representou a Secretaria de Estado da Saúde e o Governador do Estado, a Srª. Nilce Pinz, Secretária Municipal de Saúde que representou também o Prefeito Municipal de Fraiburgo e o Deputado Estadual Jailson Lima, que representou o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).
Após a apresentação dos Hinos Nacional e de Fraiburgo, o Dr. João Pedro Carreirão Neto foi convidado a proferir algumas palavras. Fez um breve relato da história dos FEMESCs, que surgiu junto com o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC). No primeiro ano já foi realizado o fórum, nascido há 11 anos. Informou ainda, aos presentes, a agregação do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (SIMERSUL) ao COSEMESC. Ressaltou que ao final do evento a Carta de Fraiburgo seria confeccionada para consolidar as diretrizes para os próximos 12 meses.
Foi preferida a Conferência de abertura com o Dr. Ylmar Corrêa Neto, do CREMESC, que abordou o tema Revisão do Código de Ética Médica. Ressaltou que o primeiro Código de Moral Médica foi aprovado pelo VI Congresso Médico Latino-Americano, in Boletim do Syndicato Medico Brasileiro, nº 8, agosto de 1929. Informou também, que em meados do próximo ano (2009) serão realizadas as alterações no Código de Ética Médica (CEM), para isso será repassado aos profissionais um proposta de modificação do CEM, para que todos os médicos tenham a oportunidade de exprimir a própria opinião.
As atividades matutinas, do segundo dia, iniciaram com a palestra do Dr. João Pedro que abordou sobre os Pactos da Saúde e as implicações na Gestão Pública, parte da mesa redonda: SUS 20 anos.
A segunda palestra foi proferida pelo Dr. Edson Carvalho de Souza, da ACM, que discursou sobre os Protocolos Clínicos e Assistência Hospitalar. Em seguida, o Dr. Rodrigo Jorge da Luz Bertoncini, do CREMESC, apresentou as Normas do SUS e a Conduta Ética.
A segunda mesa redonda, com tema Exercício Profissional, teve como primeira palestra o assunto Perícia Médica Judicial, apresentada pelo Dr. José Francisco Bernardes, do CREMESC. A Drª. Márcia Regina Ghellar, da ACM, dá continuidade falando das Organizações Médicas (sociedades e cooperativas). Faz um resgate da história das cooperativas e dos precursores. Ressaltou ainda, os diferentes ramos das cooperativas. Tratou dos princípios do cooperativismo explicando que adesão é voluntária e livre.
Finalizando a manhã, o assessor jurídico do SIMESC, Dr. Erial Lopes de Haro, falou das Responsabilidades Civis e as Relações Trabalhistas. Após iniciaram os debates com os palestrantes. O tesoureiro da Regional do SIMESC em Médio Vale, Dr. Roberto Amorim Moreira, aproveitou a oportunidade para apresentar um vídeo de três minutos, com imagens da região candidata do próximo FEMESC, edição número XII.
Logo após o almoço foram retomadas as atividades, primeiramente, respondendo as questões pendentes da manhã. Em seguida, iniciou-se a Sessão Plenária presidida pelo Dr. João Pedro, abrindo espaço para discussão de assuntos pertinentes à categoria médica e as sugestões para a Carta de Fraiburgo. Dentre as indicações estavam: Diretrizes no Novo Código de Ética Médica, Alteração Regular da Classificação Brasileira Hierárquica de Procedimentos Médicos (CBHPM), Protocolo e Diretrizes do SUS, Regulamentação de Concursos Públicos para o Programa de Saúde da Família (PSF), Implantação da CBHPM em todas as Unimeds entre outros (informações completas no próximo Boletim Médico do SIMESC). A região do Médio Vale foi eleita por aclamação para o XII FEMESC, em 2009. Também foi apresentada a pré-candidatura de Criciúma para 2010.
A Sessão foi encerrada com a transferência da coordenação dos trabalhos dos próximos 12 meses ao Dr. Anastácio, tornando-o novo Coordenador do COSEMESC.
Estavam presentes os Presidentes das três Entidades Médicas (SIMESC, ACM, CREMESC), representantes de 19 das 21 Diretorias Regionais, Diretores Executivos, Assessorias de Imprensa e Jurídica, Coordenação do SIMESC, Assessorias de Imprensa das outras entidades e especialistas que palestraram no evento.


Imagens do Evento - Mais fotos na galeria da homepage do SIMESC



Jornalista Simone Bastos

SC 02095-JP
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de SC
simone@simesc.org.br
(48) 3223-1060 / 9914-7929


Fonte: SIMESC - 02-06-2008


  •