17-10-2008 - Representantes dos Sindicatos Médico e Farmacêutico e dos Hospitais Filantrópicos participam de debate no programa Conversas Cruzadas

O clima esquentou no debate que ocorreu no dia 15/10, às 22 horas, no programa Conversas Cruzadas, da TV COM, apresentado pelo jornalista Renato Igor, que abordou os serviços de saúde no Estado, trazendo como convidados representantes de entidades com opiniões contrárias a terceirização dos serviços públicos na área da saúde, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Dr. João Pedro Carreirão Neto, o vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos (SINDFAR), Ronald Ferreira dos Santos, que solicitaram, conjuntamente (os sindicatos), a impugnação do edital quanto a contratação terceirizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o presidente dos Hospitais Filantrópicos de SC, Jolnei Lunkes e o Diretor da Associação e Federação dos Hospitais Filantrópicos de SC, Braz Vieira.
As discussões giraram em torno das contrações terceirizadas, da situação do servidor público que trabalha em um hospital do Serviço Único de Saúde (SUS) regido pela iniciativa privada, do modelo de gestão do hospital público para o hospital filantrópico entre outros que apareceram durante o debate.
Quanto a situação das terceirizações Braz Vieira criticou os representantes dos Sindicatos acusando-os de estarem apenas preocupados com o emprego dos funcionários públicos. O Dr. João Pedro Carreirão Neto, contestou dizendo que eles se preocupam muito com a população e com o empregado. Enfatizou ainda que quando o paciente de UTI precisa ser transferido ou ocorreu um acidente na estrada quem faz o transporte é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Na oportunidade foram realizadas pelos telespectadores várias perguntas respondidas pelos convidados. O apresentador aproveitou a oportunidade e indagou aos presentes se o debate era ideológico ou pragmático. Braz expressou-se colocando que tudo é provado através dos números.
As discussões foram interrompidas pelo apresentador que estava com o tempo do programa quase esgotado, deixando claro que convidaria em outra ocasião os presentes para falar um pouco mais sobre o assunto.



Jornalista Simone Bastos
SC 02095-JP
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de SC
simone@simesc.org.br
(48) 3223-1060 / 9914-7929


Fonte: SIMESC - 17-10-2008


  •