No dia de seu aniversário, Leandro Silva, de 27 anos, decidiu dar um presente valioso a quatro pessoas que ele nem conhece. Aproveitou seu dia de folga e foi até o Hemosc, no Centro da Capital, para doar sangue e ajudar a engordar o estoque de bolsas nesse final de ano. Com o aumento de acidentes e a chegada de turistas no período de festas, o Hemosc precisa que, por dia, pelo menos 120 pessoas façam como Leandro e ajudem a salvar vidas.
A média de doações de sangue na Grande Florianópolis é de 2,5 mil bolsas por mês. A assistente social do Hemosc, Rosane Rodrigues, explica que essa quantidade supre as necessidades ao longo do ano, mas é insuficiente para o período de festas. Nessa época, a média de doações cai e a de acidentados aumenta. Essa semana, apenas 90 pessoas fizeram doações.
A redução no número de doadores nessa semana já forçou a suspensão de algumas cirurgias não emergenciais em hospitais da Grande Florianópolis. Os menores estoques são dos sangues A negativo e O negativo, mas nenhum tipo sangüíneo tem excesso de bolsas.
- Quem sabe as pessoas não aproveitam o espírito natalino e, assim como o Leandro, dêem de presente uma doação de sangue a quem precisa? - pergunta Rosane.
Qualquer pessoa saudável, que pese mais de 50 quilos e que tenha mais de 18 e menos de 65 anos, pode doar sangue. Para isso, basta ir até a sede do Hemosc, na Praça Dom Pedro I, entre as 7h15min e as 18h, de segunda a sexta. Quem não tiver tempo, pode até agendar horário. Alguns doadores de primeira viagem chegam ao local um tanto ressabiados, com medo da agulha, mas o medo dura apenas alguns minutos. É o caso da estudante Bárbara Rodrigues, de 23 anos, que fez sua primeira doação na manhã de ontem.
- Sempre quis doar e poder ajudar, mas não tinha tempo. Agora, quero doar sempre, ainda mais depois de ver que não dói nada - conta.
Além de receber doações em sua sede, o Hemosc conta com uma unidade móvel, que visita empresas e comunidades para facilitar a vida dos interessados em fazer doação.
Fique por dentro
Quem pode doar
> Pessoas saudáveis
> Bem alimentadas
> Com mais de 18 anos e menos de 65
> Peso superior a 50 quilos
Quem não pode
> Pessoas adoentadas
> Com tatuagem feita há menos de um ano
> Com hepatite após os 10 anos
Onde
No Hemosc - Avenida Professor Othon Gama DEça, Praça Dom Pedro I, 357
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 18h30min
Para agendar: 3251-9711 ou 3251-9712
Fonte: Diário Catarinense - 14-12-2007
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1707545.xml&template=3898.dwt&edition=8960§ion=213