O Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar) está atualizando a tabela dos índices de reajuste da remuneração dos médicos, referencial utilizado para muitas finalidades legais. Os índices de reajuste são empregados na correção de salários, nos financiamentos para a casa própria, no cálculo de pensões alimentícias e outras questões legais e, até mesmo, nas discussões judiciais que envolvam reajustes exorbitantes.
A tabela, que é influenciada pelas decisões judiciais nos dissídios, leva em conta vários fatores que vão desde a lei de reajustes salariais de antes do Plano Real, até os reajustes decorrentes dos acordos e convenções celebrados entre o sindicato e os estabelecimentos patronais.
Solicitada todos os meses quando a inflação era alta, a tabela teve sua procura reduzida nos últimos anos, porém, voltou a ser solicitada pelos médicos que procuram o sindicato em busca de informações.
O diretor financeiro do Simepar, Wanderley Silva, já solicitou às assessorias jurídica e contábil informações relativas aos índices de reajustes decorrentes dos acordos, das convenções coletivas, das sentenças normativas e dos dissídios coletivos. Além disso, foi encaminhado ao Dieese, que presta assessoria econômica ao sindicato, pedido de parecer sobre os índices de reajuste de 1988 até 2007.
“Tão logo os pareceres fiquem prontos estaremos disponibilizando, em nossa página na internet, a tabela de reajustes. Esperamos com isso prestar mais um serviço aos médicos do Paraná”, informa Wanderley.
Fonte: FENAM - 19-12-2007