A partir do próximo ano, o Brasil fará parte de uma comissão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para analisar os países produtores de medicamentos anti-retrovirais usados no tratamento da Aids.
Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) representarão o país, em parceria com outras agências. O objetivo da OMS é pré-qualificar os laboratórios aptos a vender os medicamentos utilizados para tratamento de portadores do HIV a preços mais baixos para os países em desenvolvimento.
O órgão distribui anti-retrovirais para nove países da América Latina e do Caribe e a pré-qualificação é a chancela para que os laboratórios possam, além de produzir, vender para outros países.
Cinco laboratórios indianos serão os primeiros a receber a missão internacional, em janeiro.
- Pretendemos melhorar as condições de concorrência no mercado internacional - disse o representante da OMS no Brasil, James Fitzgerald.
No primeiro trimestre de 2008, os laboratórios oficiais brasileiros também passarão pelo processo de pré-qualificação. Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafep), Farmanguinhos (no Rio), Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas, receberão os técnicos da equipe internacional.
Fonte: Diário Catarinense - 20-12-2007