28-12-2007 - Suspeita de febre amarela fecha parque no DF

O Parque Água Mineral, um dos mais movimentados de Brasília, está fechado desde o final da tarde dessa quinta-feira (27) depois que dois macacos foram encontrados mortos no local com suspeita de febre amarela. Outros quatro macacos também foram encontrados mortos no Park Way e no Plano Piloto, ambas áreas residenciais do Distrito Federal. Ainda não há casos confirmados da doença no DF, mas em Goiás, estado vizinho, a febre amarela já foi constatada em 29 animais.

Veja o site do DFTV
Os animais encontrados mortos no DF foram levados para análise no Centro de Zoonoses. “Eles fizeram um exame apurado, mas precisavam de um laudo conclusivo. Para isso foi mandado para o Instituto de Doença Tropical Emílio Goeldi, em Belém. Esse laudo demora em torno de 29 dias úteis. Como já tem uns cinco dias que foi encaminhado, o resultado deve sair em breve”, afirmou o chefe do Parque Nacional de Brasília, Paulo Amozir. 

Vacinação
Quem vive ao redor das áreas suspeitas do DF terá que ser vacinado contra a doença. A vacinação da população começa neste sábado (29) e será aplicada em postos de saúde, mas os locais ainda não foram divulgados. A Secretaria de Saúde também vai colocar postos volantes na cidade.
Quem já foi imunizado nos últimos dez anos não precisa tomar novamente a dose. A doença é passada ao homem pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, 90% da população do DF está com a vacina contra febre amarela em dia, o índice é o mais alto de todo o país.

Fonte: Globo.com - G1 - 28-12-2007


  •