03-01-2008 - Família doa todos os órgãos de homem morto no litoral

Os órgãos do técnico em informática Ed Carlos Queiroz Amaral, de 39 anos, morto com um tiro na cabeça na véspera do ano-novo em uma tentativa de assalto na praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral norte, já foram doados. O coração, os pulmões, o fígado, os rins e o pâncreas dele serão recebidos por outras pessoas compatíveis, que estão na fila de transplante de órgãos.
Ainda não se sabe, no entanto, se as córneas poderão ser aproveitadas. A Secretaria de Estado da Saúde informou que elas estão passando por exames detalhados, cujos resultados devem sair nos próximos dias. Segundo dados da Central de Transplantes, cerca de 16 mil pessoas aguardam por um órgão no Estado.
A secretaria não informou quando seriam realizados os transplantes nem quem receberia os órgãos, que estão armazenados no Hospital São Paulo.
Um rapaz de 17 anos invadiu a casa de veraneio da cunhada de Amaral, na Estada do Piavu, por volta da 1 hora do dia 31 de dezembro. Armado com revólver calibre 38, o adolescente entrou pelos fundos e mandou todos para o banheiro. Após tropeçar em um colchão, ele disparou três tiros e fugiu sem levar nada. Uma das balas acertou a cabeça de Amaral.
O assaltante foi encontrado pela Polícia Militar no mesmo dia, na região de Boiçucanga. A família acredita que o mesmo jovem tenha assaltado a casa de veraneio há nove meses.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo - 03-01-2008


  •