Folhas verde escuras e frutas alaranjadas e amarelo escuras. Segundo uma nova pesquisa, esses grupos de alimentos ajudam a proteger as mulheres contra o câncer de colo de útero.
Realizado na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), o estudo acompanhou, por três anos, 1.378 mulheres atendidas nos hospitais públicos Pérola Byngton e Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
As voluntárias foram entrevistadas e passaram por exames de sangue, que detectaram baixos níveis de licopeno naquelas que desenvolveram a lesão ou o câncer. O licopeno é um carotenóide, tipo de substância que combate os radicais livres do organismo, aumentando a capacidade imunológica.
Espinafre, couve, brócolis, agrião, pimentão, alface, escarola, cenoura, mamão, manga, laranja e acerola são alimentos ricos em carotenóides. Os alimentos que contêm as maiores quantidades de licopeno são a goiaba, a melancia e o tomate.
O câncer de colo de útero é a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres perde apenas para o de mama. Ele está diretamente ligado à presença do vírus HPV, adquirido em relações sexuais, mas há outros fatores que aumentam as chances de surgimento da doença.
Fonte: Folha de São Paulo - 03-01-2008