04-01-2008 - Comissão Européia aprova comprimido único contra HIV

A Comissão Européia aprovou um tratamento para infecção por HIV, vírus que causa a aids, que envolve a ingestão de um único comprimido por dia. O medicamento Atripla, que combina três drogas já existentes, foi licenciado nos EUA em julho do ano passado e agora foi dado a metade dos pacientes recém-diagnosticados no país.
O Atripla está sendo qualificado como uma revolução no tratamento de pacientes soropositivos. Ele foi criado em uma colaboração entre três laboratórios rivais - Gilead Sciences, Bristol-Myers Squibb e Merck.
Quando os remédios para conter o HIV foram lançados, em 1996, pacientes infectados tinham de ingerir até 30 comprimidos com o estômago vazio em diferentes horários do dia. Muitos pacientes achavam difícil manter o tratamento. Agora, para alguns deles, continuar a medicação será tão simples quanto ingerir um único comprimido todos os dias.
A aprovação do uso do medicamento pelas autoridades européias faz com que Atripla seja disponibilizado inicialmente para soropositivos na Alemanha, na Áustria e na Grã-Bretanha.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo - 04-01-2008


  •