04-01-2008 - Pneumonia infantil grave pode ser tratada em casa, diz estudo

O tratamento da pneumonia infantil aguda é tão eficiente em casa como no hospital, afirma um estudo feito no Paquistão e publicado nesta quinta-feira (3) pela revista médica britânica "The Lancet".
O estudo comparativo, produzido por uma equipe da Escola Universitária de Saúde Pública de Boston, com o apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, analisou 2.037 crianças paquistanesas com menos de cinco anos que sofriam de pneumonia aguda.
Um grupo de crianças foi tratado com antibióticos injetáveis no hospital e outro recebeu os antibióticos via oral, em forma de xarope, em casa.
A experiência mostrou que o tratamento em casa foi tão eficaz quanto o tratamento no hospital, registrando 87 fracassos (8,6%) no grupo internado e 77 (7,5%) no grupo tratado em casa.
Das cinco crianças falecidas durante o tratamento, quatro estavam internadas e uma permaneceu em casa.
Este estudo se aplica principalmente aos países em desenvolvimento, em que cerca de 60% dos casos de pneumonia são provocados por bactéria.
Estes países também apresentam geralmente problemas de acesso e superlotação dos hospitais. Estudos anteriores realizados na África, Ásia, Europa e América Latina mostram que o tratamento oral e o injetável têm a mesma eficiência.
A pneumonia é a primeira causa de mortalidade entre crianças com menos de cinco anos, fazendo quatro óbitos por minuto no planeta, segundo a OMS.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - 03-01-2008 


  •