08-01-2008 - Dengue: depósito abrigava grande foco de mosquito

Numa operação conjunta, agentes das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente e da Defesa Civil interditaram, na manhã de ontem, um depósito de material reciclável, em Irajá, onde foi identificado um grande foco do mosquito transmissor da dengue.
A quantidade de entulho no local era tamanha, que os funcionários da prefeitura não conseguiram chegar aos fundos do terreno, que passará agora por uma limpeza. A região de Irajá e Madureira é uma das que apresentam as maiores taxas de infestação do mosquito na cidade. Já foram vistoriados, nos últimos dois dias, mais de quatro mil imóveis.
Localizado na Estrada do Colégio, o depósito foi identificado como um provável grande foco do Aedes aegypti num sobrevôo de helicóptero realizado na última quinta-feira pela secretária do Meio Ambiente, Rosa Fernandes. Ontem pela manhã, agentes da prefeitura, supervisionados pela própria secretária e pelo coordenador de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, Mauro Blanco, foram ao local e encontraram recipientes com larvas do mosquito.
Além de pneus, garrafas e ferragens com água acumulada, o proprietário do imóvel, César Augusto Monteiro de Araújo, de 51 anos, mantinha um tonel permanentemente cheio, segundo ele para dar de beber a um cavalo.
A Defesa Civil interditou o terreno e funcionários da Comlurb começaram a separar o lixo do material de fato reciclável. Araújo, que também é dono de duas casas vizinhas onde guarda mais entulho, foi orientado sobre como acondicionar o material sem riscos de proliferação de mosquitos e outros vetores, como ratos e baratas. O depósito só será liberado quando todo o material estiver em ordem.

Fonte: Jornal O Globo - 08-01-2008


  •