17-01-2008 - Índex do mosquito

Prefeitos, empresários e comerciantes fazem romaria ao Ministério da Saúde para tentar evitar que a pasta divulgue uma lista de municípios onde há risco de contaminação por febre amarela silvestre. Alheio aos apelos, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) diz que a pasta está concluindo o levantamento e irá divulgá lo. "Isso demonstra profunda ignorância, além de enorme falta de sensibilidade social", afirma.
Temporão reitera que não há surto de febre amarela e que todas as medidas estão sendo tomadas pelas autoridades. Diz que foi "pesquisar" e que em 2000 houve muito mais casos, com 26 mortes, e o então ministro José Serra teve de ir três vezes à TV para dizer que não havia risco de epidemia nem motivo para alarme.

Fora de casa.
O Bio Manguinhos, laboratório nacional responsável pela vacina de febre amarela, acaba de receber certificação para produzir vacina contra meningite AC, em parceria com Cuba. Os dois laboratórios vão fornecer vacina liofilizada (em pó) para a OMS enviar a países africanos com epidemia da doença.

Fonte: Folha de São Paulo - 17-01-2008


  •