Interrompidas desde quinta-feira, as imunizações contra a febre amarela voltarão a ser feitas a partir de hoje 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. Sábado à noite, a região recebeu cerca de 1,7 mil doses da vacina.
Segundo a gerente de Saúde Interina da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Edite Aparecida Adriano, a distribuição das doses será feita conforme a população dos municípios e atendimentos agendados nas unidades de saúde. Blumenau e Brusque serão os municípios que receberão mais vacinas — entre 500 e 300 doses.
Um novo pedido deve ser encaminhado ainda esta semana à Secretaria de Estado da Saúde, dada a grande procura registrada, principalmente em Blumenau. Edite alerta que somente as pessoas com viagem marcada para as áreas de risco devem se imunizar.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Blumenau, Marcelo Schaefer, entre 100 e 200 pessoas eram vacinadas todos os meses contra a febre amarela. Desde a última semana, no entanto, essa é a média de imunizações feitas por dia no Ambulatório Geral do Centro, localizado na Rua Itajaí.
A grande procura, segundo Schaefer, impede que pessoas que realmente precisam da vacina tenham acesso a ela.
— Todos têm de ter consciência que essa não é a hora de criar correria. As pessoas podem e devem se imunizar, mas, se não forem viajar, a recomendação é que deixem para outro momento. A comunidade tem de ter bom senso, afinal não há perigo de febre amarela na região.
Saiba Mais
- 28 municípios do Oeste e Extremo-Oeste do estado são considerados como área de transição da febre amarela. É uma área onde o vírus da doença circula de maneira epizoótica ocasional, ou seja, ocorre nos macacos. Em geral são zonas de mata. Mas até agora não foi registrado nenhum caso suspeito da doença na região.
- Em Santa Catarina, não há registro de mortes de humanos ou animais por febre amarela desde a década de 40.
- Para as pessoas que residem nestes municípios, a recomendação é manter a vacina atualizada.
- Para as pessoas que se deslocam para esses municípios, principalmente para aqueles que forem entrar em área de matas, a orientação é fazer a vacina no mínimo dez dias antes da chegada no local.
Veja a lista dos municípios do Oeste que estão na zona de transição:
Anchieta
Bandeirante
Barra Bonita
Belmonte
Caibi
Cunha Porã
Descanso
Dionísio Cerqueira
Flor do Sertão
Guaraciaba
Guarujá do Sul
Iporã do Oeste
Iraceminha
Itapiranga
Maravilha
Mondaí
Palma Sola
Palmitos
Paraíso
Princesa
Riqueza
Romelândia
Santa Helena
São João do Oeste
São José do Cedro
São Miguel da Boa Vista
São Miguel d'Oeste
Tunápolis
Fonte: Diário Catarinense - 21-01-2008