#

23-01-2008 - Unidade de saúde provoca polêmica

A comunidade de Vargem Grande, Norte da Ilha, teme ficar sem atendimento médico através do SUS (Sistema Único de Saúde) no bairro e se manifesta hoje pela manhã contra a transferência do posto para Canasvieiras. Atualmente, a unidade de saúde funciona numa casa, sem infra-estrutura adequada, que deve ser desocupada em meados de fevereiro, por exigência do proprietário. Não há destino definido para o posto de saúde da Vargem Grande ainda.
Por enquanto, há duas opções: aluguel de uma nova casa ou transferência da unidade de saúde para o prédio onde hoje funciona a unidade de saúde de Canasvieiras, o que certamente acontecerá no fututo, segundo a prefeitura.
Diante disso, moradores estão revoltados. "Temos medo que piore aimda mais a situação. Hoje temos médico só nas terças e quintas pela manhã, e são 5 mil habitantes no bairro", lamenta o membro do Conselho Local de Saúde, Eraldina da Silva.
Outra questão que vem precocupando é a retirada do posto de dentro do bairro para levá-lo depois da SC-401, junto à unidade de saúde de Canasvieiras. "O perigo está na travessia", diz Sônia Regina dos Santos. "Acho que a Secretaria tinha que ter mais consideração com a comunidade", completa Eraldina.
Em relação à presença de um médico apenas duas manhãs por semana, o secretário adjunto de Saúde, Clécio Espezim, diz que já está sendo providenciado um médico para substituição em tempo integral. "Dificilmente temos no quadro da secretaria um médico só para substituir férias", explica Espezim.
Sobre a transferência da unidade de saúde para Canasvieiras, Clécio disse que acontecerá com certeza, mas não agora. "Estamos procurando um lugar junto com a comunidade para alugar e instalar a unidade", enfatiza.

Fonte: Notícias do Dia - 23-01-2008


  •