Apenas metade dos pacientes faz uso correto dos seus medicamentos, o que por si só é preocupante, uma vez que estes consumidores estão expostos a muitos riscos por consumirem produtos indiscriminadamente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta os consumidores da importância de se verificar o número de registro do medicamento junto à Agência, antes mesmo da utilização de qualquer remédio ou produto para a saúde.
O número do registro é a garantia de que o produto foi avaliado, com bases científicas, e atende às normas da vigilância sanitária.
A Anvisa só libera o medicamento quando todas as exigências são cumpridas.
É muito importante que as pessoas fiquem em alerta quanto ao registro, sempre.
Em um caso recente, a Agência detectou que um produto chamado Dermasal Tatto Removal Kit, descrito como um creme que possui ação de remover tatuagens, vem sendo comercializado por site internacionais sem o devido registro.
A utilização do produto não tem, portanto, segurança alguma para o consumidor, nem qualidade e eficácia asseguradas.
Para consultar o registro dos produtos as pessoas devem acessar o site da Anvisa: www.anvisa.gov.br/areas.
Na página, o consumidor vai encontrar todas as informações referentes a medicamentos, legislação, registro, entre outras.
As denúncias sobre medicamentos, cosméticos e produtos para saúde sem registro sanitário podem ser feitas à Anvisa pelo endereço eletrônico ouvidoria@anvisa.gov.br
Fonte: Redação Notícias do Dia - 24-01-2008