28-01-2008 - Febre amarela: Temporão diz que situação está controlada

O medo de contrair a febre amarela já levou mais de 3 milhões de pessoas no Brasil a procurarem os postos de saúde para a vacinação contra a doença. Deste total, 1,3 milhão são moradores do Distrito Federal. Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu, em entrevista, que não haverá problemas durante o Carnaval.
Segundo ele, a situação agora se reverteu e há mais pessoas internadas por efeitos colaterais da vacina do que com suspeita de febre amarela. "A situação agora está sob controle. As pessoas estão mais informadas. Nós vacinamos mais de 3 milhões de pessoas nas últimas três semanas. As pessoas poderão passar o Carnaval tranqüilas e seguras", afirmou o ministro.
Temporão alertou para o fato de várias pessoas procurarem a imunização sem necessidade, mesmo sem ter viagens planejadas para áreas consideradas de risco. "O governo vai avaliar o que aconteceu para aperfeiçoar o sistema de vigilância epidemiológica para que não haja mortes neste período no ano que vem", disse. Até a sexta-feira,  foram confirmados oito casos de contaminação pela doença no Distrito Federal. Deste total, três pessoas morreram e cinco se recuperaram. Outros seis casos suspeitos ainda estão em investigação.
O governo adotou várias medidas para atender à forte demanda pela vacina no DF. No município goiano de Águas Lindas, por exemplo, os moradores contam com um serviço especial para a vacinação. Foram montadas unidades móveis de saúde em dois ônibus, além de carros que se deslocam pela cidade e zona rural do município. Há ainda outros 16 postos de saúde que fornecem a vacina. Dos mais de 200 mil moradores da cidade, cerca de 60 mil já foram imunizados neste mês.

DF imunizado
A cobertura da vacina na cidade já ultrapassa 90% da população, de acordo com informações da Secretaria de Saúde. Cerca de 400 funcionários foram mobilizados para o atendimento na segunda e na terceira semanas de janeiro. Atualmente, o serviço conta com cerca de 200 funcionários da secretaria.
"Em Águas Lindas, a vacinação contra a febre amarela pode ser feita o ano todo nos postos de saúde mas, com as notícias do surgimento da doença, fizemos campanhas para a população se imunizar. Com isso, tivemos muitas filas e chegou a faltar vacina em alguns dias", afirma o secretário municipal de Saúde, Neury Veloso. O município está recebendo cinco mil doses da vacina por semana, que são aplicadas em pontos de ônibus, escolas, empresas e nos órgãos públicos.
Diversos moradores de outras cidades do Entorno foram a Águas Lindas para tomar a vacina pela facilidade de horário de atendimento e pela quantidade de postos voltantes, que vai das 8h às 17h, diariamente. Os postos deixarão de abrir durante os fins de semana e as vacinas só serão aplicadas durante a semana, devido à diminuição da procura.

Saiba mais
O que é febre amarela?

Doença infecciosa febril aguda, causada pelo vírus da febre amarela, transmitida por vetores, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos: silvestre e urbano. Embora os vetores sejam diferentes, o vírus e a evolução da doença são absolutamente iguais.
Como ocorre a transmissão?
Quando o mosquito pica uma pessoa ou macaco infectado, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina. A doença não é transmitida de pessoa para outra.
Quais são os principais sintomas?
Febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios. O vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação). Aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem. Cerca de 15% podem apresentar icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins, fígado, pulmão e problemas cardíacos que podem levar à morte. Recuperado, o paciente fica sem seqüelas.
Como é feito o diagnóstico?
É realizado por isolamento do vírus amarílico e detecção de antígeno em amostras de sangue, tecido e por sorologia. Também podem ser realizados exames de histopatologia em tecidos mortos.
Como se prevenir?
A única forma de evitar a febre amarela é tomando a vacina.
Como é feito o tratamento?
A doença é tratada sintomaticamente, ou seja, são ministrados líquidos e transfusão de sangue. A diálise pode ser necessária se ocorrer insuficiência renal.

Fonte: Jornal de Brasília - 28-01-2008


  •