01-02-2008 - LEPTOSPIROSE - Comunicado aos Profissionais sobre Notificação de Casos Suspeitos

Notificação de Casos Suspeitos de Leptospirose

Alertamos os profissionais de saúde, especialmente os médicos, a respeito do risco de aparecimento de casos de leptospirose ocasionados pelas recentes enchentes ocorridas em Florianópolis.
Lembramos que devem ser considerados suspeitos de Leptospirose todos indivíduos com febre de início súbito acompanhada de mialgias, cefaléia, mal-estar e/ou prostração associados a um ou mais dos seguintes sinais e/ou sintomas: sufusão conjuntival ou conjuntivite, náuseas e/ou vômitos, calafrios, alterações do volume urinário, icterícia, fenômeno hemorrágico e/ou alterações hepáticas, renais e vasculares; ou aqueles que apresentem sinais e sintomas de processo infeccioso inespecífico e tenham sido expostos a alguma das seguintes situações nos últimos 30 dias:
-enchentes, lama ou coleções hídricas potencialmente contaminadas;
- esgotos e fossas;
- atividades que envolvam risco ocupacional (coleta de lixo, limpeza de córregos, manejo de animais, agricultura em águas alagadas, etc);
- presença de animais infectados nos locais freqüentados pelo paciente.
A apresentação clínica pode variar desde casos sub-clínicos ou leves a casos graves e potencialmente fatais.
Na suspeita de caso de leptospirose, além da solicitação de sorologia específica (realizada no LACEN), é importante a solicitação de exames inespecíficos, utilizados para apoio diagnóstico e prognóstico (hemograma, coagulograma, transaminases, bilirrubinas, uréia, creatinina, eletrólitos, gasometria, parcial de urina, RX de tórax e ECG). O diagnóstico precoce e início rápido do tratamento (preferencialmente até o quinto dia do início dos sintomas) são importantes para o prognóstico favorável da doença. Encaminhar os casos suspeitos para avaliação hospitalar sempre que necessário.
Leptospirose é agravo de notificação compulsória. Todos os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente à Vigilância Epidemiológica de Florianópolis:

Das 7 às 19h: pelo fone-fax 3212-3909
Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos no telefone de Plantão da Vigilância Epidemiológica ou pelo e-mail notifica@pmf.sc.gov.br.
Atenciosamente,

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - 01/02/2008


  •