A Secretaria de Saúde da capital está alertando a população a respeito dos cuidados que devem ser tomados em situações de alagamento. A orientação principal é para que se evite entrar em contato com as águas empoçadas ou áreas enlameadas. Caso isto seja necessário, deve-se usar roupas de tecido grosso ou impermeável e botas. Para maiores esclarecimentos a Secretaria coloca a disposição da população os telefones 156 e 3212 3912, além do 153 da Defesa Civil do Município.
Doenças e acidentes:
As maiores preocupações são quanto a possibilidade de contrair doenças como a leptospirose, transmitida pela urina de rato, a Hepatite A, e ataques de animais peçonhentos como aranhas e cobras. Outra preocupação é quanto ao risco de contusões ou cortes por objetos submersos ou choques elétricos. Lembre-se: Use sempre roupas de tecido grosso ou impermeável e botas.
Ao dirigir, ligue os faróis mesmo de dia e mantenha distância do veículo da frente.
Limpeza de caixas d’água:
1-Em áreas alagadas em possível que tenha ocorrido infiltração de água contaminada na rede da CASAN e nas fontes e “ponteiras”.
2-Esvazie por completo a caixa d’água e lave esfregando bem as paredes e o fundo até tirar toda sujeira. Este processo deve ser realizado com o uso de luvas e botas para evitar contaminação.
3- Após, encher o reservatório colocando 1 litro de água sanitária para cada 1 mil litros de água limpa. Esperar 30 minutos e em seguida abrir todas as torneiras por alguns segundos.
4-Feche e aguarde mais 1 h30min, abrindo novamente as torneiras até esvaziar a caixa. Use esta água para limpeza da casa.
5-Volte a encher a caixa. Esta água estará pronta para o consumo.
Limpeza das casas:
1-Remover toda a lama que possa ter acumulado dentro de casa,
2- Lavar o ambiente usando 1 copo médio (200 ml) de água sanitária para cada 20 litros d’água.
É importante a utilização de luvas e botas, a lama das enchentes tem alto poder infectante.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - 01/02/2008