O lançamento ocorreu durante o IVº Congresso Internacional de Médicos de Angola, entre os dias 23 e 25 de janeiro, com uma palestra do coordenador do Núcleo do CQH, Haino Burmester, no prédio da Assembléia Nacional (Congresso) de Angola.
O CQH de Angola é resultado de uma parceria entre o CQH, o Ministério da Saúde de Angola e a Pracsis, empresa brasileira-angolana de consultoria em gestão de saúde que atua naquele país. Estavam presentes no evento aproximadamente 900 pessoas entre médicos angolanos, autoridades do país e convidados de Portugal, Cuba, Cabo-Verde, Moçambique e Brasil.
Na oportunidade, a vice-ministra de Saúde para a área hospitalar, Evelise Fresta, declarou que o ministério vê com muita expectativa a ação do CQH no país, como fator de estímulo à melhoria da qualidade dos hospitais locais. Segundo Burmester, ela se demonstrou positivamente impressionada com o potencial da metodologia empregada pelo Programa.
O Programa CQH está, neste momento, sendo disseminado entre diversos atores ligados à saúde no País (médicos, enfermeiros, administradores e agentes públicos), por meio de cursos de sensibilização, ministrados por Nancy Val y Val Peres da Mota, membro do Núcleo Técnico do CQH.
"Posteriormente se fará uma adaptação, uma customização, dos instrumentos do CQH às necessidades locais para, posteriormente, se iniciarem as visitas de avaliação nos hospitais, provavelmente no segundo semestre de 2008", explica o coordenador do Núcleo Técnico.
As visitas serão realizadas por equipes de três visitadores brasileiros que se deslocarão até Angola, em viagens de uma semana cada vez. O apoio local será dado pelo Ministério da Saúde e pela Pracsis. Há interesse também do Ministério das Finanças de Angola em, possivelmente, vincular a liberação de verbas para os hospitais públicos, mediante desempenho comprovado pelo CQH.
"Há uma grande expectativa quanto ao potencial de contribuição do Programa para a melhoria contínua dos hospitais locais, em um país arrasado por 30 anos de guerra civil e que agora está em pleno processo de recuperação", ressalta Burmester. No CQH, segundo ele, também há grande expectativa quanto ao potencial de crescimento que esta experiência internacional trará e os benefícios que resultarão para Programa como um todo.
CQH
O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar, do local de trabalho dos profissionais de saúde e de atendimento à população.
Mantido pela APM e pelo Cremesp, o CQH busca a mudança de atitude e comportamento através do estímulo à participação e à auto-avaliação. Sua meta não é classificar os melhores e os piores estabelecimentos, mas elevar a qualidade do atendimento, intervindo nas práticas de gestão hospitalar, estimulando o uso de indicadores, a avaliação da opinião dos usuários e o foco nos funcionários.
Coordenado pelo Dr. Haino Burmester, o programa conta com mais de 160 hospitais participantes, entre públicos, privados e filantrópicos, todos inscritos voluntariamente. Os estabelecimentos são visitados constantemente para reavaliação da qualidade de seus serviços.
PARCERIA RECENTES
HC-FMUSP
No dia 19 de setembr, o CQH assinou um Termo de Cooperação com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Na oportunidade, o Programa esteve representado pelo médico Ivomar Gomes Duarte, membro do seu Núcleo Técnico e o HCFMUSP por seu Superintendente, José Manoel de Camargo Teixeira. O Termo tem como objeto a cooperação entre as duas entidades visando o fomento, desenvolvimento, divulgação e promoção do CQH, cujo objetivo é a realização de atividades que contribuam para a melhoria contínua da qualidade dos serviços do HCFMUSP.
Pelo Termo o CQH apoiará o HCFMUSP na implantação de práticas de gestão baseadas no seu modelo. "E também permitirá ao Programa a vinculação com uma entidade reconhecida nacional e internacionalmente como centro de excelência da medicina; isto trará grande maturidade ao Programa e permitirá aos seus membros a convivência com a complexidade dos problemas enfrentados pelo Complexo HCFMUSP", considera Duarte.
Associação Bahiana para Gestão Competitiva
Durante Seminário realizado em Salvador, no dia 20 de setembro, o CQH firmou um convênio com a Associação Bahiana para Gestão Competitiva (ABGC). O médico José Agenor Mei Silveira, membro do Núcleo Técnico, representou o CQH e a ABGC esteve representada pelo seu diretor superintendente, Paulo Roberto Ribeiro Antunes.
O Convênio tem por objeto a regulamentação da ação conjunta, cooperação e parceria entre as duas entidades, visando o fomento, desenvolvimento, divulgação e promoção das atividades de ambas no âmbito da saúde. A ABGC tem como missão promover a competitividade sistêmica do Estado da Bahia, para melhoria da qualidade e produtividade das organizações públicas e privadas, tendo como base os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e de sua rede nacional de gestão, da qual o CQH também faz parte. A ABGC é a entidade bahiana que promove a busca da excelência e melhoria da competitividade entre as grandes empresas daquele estado. "Para o CQH este convênio tem grande significado, pois amplia a repercussão nacional do Programa", considera o Núcleo do CQH.
Mais informações:
(11) 3188-4213 / 3188-4214
www.apm.org.br/cqh
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias - 06-02-2008
Informações adicionais à imprensa
Chico Damaso ou Monica Kulcsar
(11) 3871-2331 / 3873-6083
www.acontecenoticias.com.br
acontece@acontecenoticias.com.br