A inauguração do Pronto-atendimento Ambulatorial de Saúde (PAAS) trouxe alívio a centenas de moradores com o atendimento de emergência. Funciona das 17 às 21 horas, porque, segundo a Secretaria de Saúde, neste horário ocorrem mais emergências. “Não uso muito. Mas quando preciso, sou bem atendida”, diz Sandra dos Santos, 32 anos, mãe de três filhos.
Nos quatro dias de força-tarefa, 758 exames urgentes foram agendados. A demanda caiu, mas não acabou. Hoje, a estimativa é que a defasagem esteja em 200 exames. O posto de saúde Paraíso 1, que fica perto da Secretaria Regional do Paraíso (Joinville), deve entrar em reforma em março. É para melhorar o acesso de idosos, especialmente.
Mães e pais também agradecem a inauguração da Escola Municipal Silvio Sniecikovski, com capacidade para mil alunos. A obra, entregue em outubro, acabou com o turno intermediário – três turnos entre a manhã e a tarde, com horários mais curtos. Nessa semana, alguns ajustes foram feitos na escola, que já funcionou normalmente nos últimos três meses de 2007.
“Nós vamos provar que este bairro é viável, possível, pela educação. Em breve, vamos concorrer a prêmios nacionais e vamos chegar lá”, diz o diretor João Sebastião da Silva. Para dar conta da demanda de vagas, que cresce muito no bairro, há previsão de abrir outra escola.
Fonte: AN Cidade - 08-02-2008