11-02-2008 - Simepar envia ofício aos bombeiros

Casos de incêndios, acidentes e episódios violentos ocorridos em hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro deixaram em alerta o Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar). Como medida preventiva, o órgão enviou ofício ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar do Paraná pedindo fiscalização rigorosa nos estabelecimentos de saúde do Estado.     
No documento, o Simepar adverte já ter recebido notícias do não cumprimento de normas de segurança do trabalho e de proteção à saúde do trabalhador. O presidente do sindicato e vice-presidente da Fenam, Mario Antonio Ferrari, preferiu não especificar quais normas estariam sendo desrespeitadas ou os hospitais em que isso ocorreria. “Não há nada de concreto, mas de ouvir falar. De qualquer forma, é mais indicado prevenir do que literalmente apagar o incêndio”, falou o médico. De acordo com o líder da categoria, o sindicato elabora uma pesquisa para que os profissionais da saúde se manifestem sobre o respeito às regras de segurança.     
O principal caso que motivou o pedido do sindicato são os três incêndios consecutivos no Hospital de Clínicas de São Paulo, considerado referência no atendimento público. “Não obstante o conceito que (o hospital) possuía nacionalmente, os fatos dão conta da flagrante ausência da adoção e observação às principais normas que regulamentam a segurança do trabalho”, diz trecho da nota do Simepar. 

Fonte: Jornal do Estado - 08-02-2008


  •