Prosseguem abertas, até 31 de março, as inscrições de trabalhos para a 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. Iniciativa do Ministério da Saúde, a Mostra pretende incentivar e divulgar o trabalho das mais de 28 mil Equipes da Saúde da Família, que atendem mais de 88 milhões de brasileiros na Atenção Básica à Saúde.
Este ano, a Mostra coincide com as comemorações de 15 anos da Saúde da Família, considerada uma divisora de águas dentro das políticas públicas de saúde no Brasil, por levar práticas preventivas e resolutivas às camadas menos favorecidas da sociedade. Das 345 equipes iniciais, hoje a Saúde da Família é um verdadeiro contingente de profissionais. Os Agentes Comunitários de Saúde, linha de frente da estratégia, já somam mais de 220 mil profissionais qualificados.
Frente a todo este universo de trabalhadores - cada qual atuando numa realidade própria e, conseqüentemente, chegando a soluções diferentes e criativas – o Ministério quer, justamente, partilhar este conhecimento. Gestores, Equipes de Saúde da Família, coordenações municipais e estaduais, instituições de ensino, pesquisa e entidades afins de todo o Brasil, além de instituições internacionais, estão sendo convidados a participarem da 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, do 3º Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família e do 4º Seminário Internacional de Atenção Primária à Saúde.
As inscrições dos trabalhos podem ser feitas pelo site www.saude.gov.br/dab . A Mostra ocorre entre 5 e 8 de agosto, em Brasília, quando serão apresentados os trabalhos que mais se aproximaram dos seguintes objetivos:
- propiciar espaços de aperfeiçoamento das práticas profissionais em Atenção Básica/Saúde da Família, por meio do intercâmbio de experiências;
- contribuir para a sustentação da AB/SF como política de organização das Redes de Atenção do SUS;
- fortalecer o ideário da PNAB como eixo estruturante do Pacto pela Saúde;
- fortalecer a qualificação das Equipes de Saúde da Família a partir de resultados obtidos na atenção à Saúde;
- ampliar o debate sobre Atenção Primaria à Saúde por meio da troca de experiências nacionais e internacionais;
- integrar ensino/serviço na capacitação, formação, educação permanente para AB/SF;
- promover atualização sobre temas relevantes para as práticas em Atenção Básica;
- identificar, divulgar e premiar experiências que contribuam para o fortalecimento da Saúde da Família no Brasil.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de SC - 12-02-2008