Nesta quarta-feira (13) o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deu posse ao Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, para o exercício do segundo mandato à frente da Agência.
Durante a cerimônia no auditório da Anvisa, o diretor-presidente afirmou que é uma honra presidir a Agência e em seu discurso enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição. Dirceu foi reconduzido para o segundo mandato de três anos no último dia 7 de janeiro.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Ele parabenizou Dirceu e lembrou o importante papel das agências reguladoras para o país. Segundo Chinaglia elas surgiram após um intenso programa de privatizações onde o papel regulador se tornou necessário. “Contudo a construção das agências reguladoras ainda deve ser aprimorada” ressaltou o presidente da Câmara. Chinaglia defendeu ainda que as agências tenham uma gestão transparente realizando a prestação de contas junto ao Congresso Nacional, conforme a Anvisa tem feito nos últimos anos.
Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é importante que a vigilância sanitária esteja na pauta de discussão do Brasil. “Não se constrói um sistema de saúde, sem construir uma consciência política (sanitária) no país”, defendeu Temporão. Ainda de acordo com ele, o trabalho entre a Agência e o ministério tem sido feito de forma articulada para que a saúde da população seja protegida.
Cerca de 300 convidados, entre autoridades civis e militares, parlamentares, além de representantes de entidades de classe, do setor produtivo e de servidores da Casa participaram da solenidade. Também estiveram presentes os demais diretores que compõem a diretoria colegiada da Anvisa.
Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Helvécio Miranda Magalhães Júnior, é bastante positivo que o diretor-presidente da Anvisa defenda a parceria entre a Anvisa os Estados e os Municípios. “A Agência tem uma integração harmônica com o Conasems”, destacou Miranda.
O Secretário Nacional Antidrogas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (Senad), Paulo Uchoa, ressaltou a iniciativa da Anvisa em realizar um trabalho articulado com outras instituições. “A Agência é de fundamental importância no trabalho antidrogas que realizamos no país”. No último ano, este trabalho deu origem, por exemplo, ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa - 14-02-2008