15-02-2008 - Para seu filho ler

A doença
Aids é uma doença que surge quando a pessoa é contaminada pelo vírus da imunodeficiência humana, conhecido como HIV. Ele deixa fraco o sistema de defesa que o corpo tem contra doenças.
Os cientistas ainda não descobriram a cura e também não há vacina para prevenção, mas existem remédios que tornam bem melhor a vida de que tem a doença. Se quem tiver a doença se cuidar direitinho, ela não passa o vírus para ninguém. E se você convive com alguém que tenha o HIV, peça ajuda aos seus pais ou professores para saber como se prevenir.

Tatuadores
Em Florianópolis, está em vigor a lei municipal sobre tatuagens e piercings. A legislação prevê regras mais rígidas para garantir a segurança do cliente, como esterilização dos equipamentos, utilização de materiais descartáveis e a necessidade de autorização expressa dos pais no caso de crianças e adolescentes. O funcionamento só pode ocorrer com autorização da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

Doar sangue ou não doar?
Sou doadora de sangue há muitos anos e dias atrás ouvi que o Hemosc precisava urgentemente de doadores de sangue! Não pensei duas vezes e dirigi-me ao Hospital São José, em Joinville. Ao me informar com uma das atendentes, recebi apenas uma resposta fria: “Pegue sua senha e aguarde”.
Depois, quando fui chamada, uma funcionária perguntou se eu já era doadora e respondi que sim e que eles tinham meu cadastro. Pediu meu RG, avisei que não havia levado, mas que tinha a carteirinha da academia com nome completo e foto e que também eu sabia de cor os números do meu RG e do CPF.
A funcionária simplesmente repetia que sem o RG não seria possível. Disse que a carteirinha comprovava a minha pessoa, que o cadastro no computador também, que eu era "O" positivo e que, como eles sempre fazem todos exames com o sangue, não haveria por que eu perder a viagem (e olha que eu tinha ido do bairro Bom Retiro), mas nada adiantou.
Não entendo! Não ganho nada doando, minha pressão até baixa um pouquinho, a agulha não é a coisa mais atraente do mundo, não conheço muita gente que se empenhe em doar sangue, então, por que acabar com a iniciativa de mais um doador?
Paula Reis, Joinville

Fonte: Jornal A Notícia - 15-02-2008


  •