15-02-2008 - Cuidado com os quilos a mais

Ser obeso pode aumentar o risco de uma pessoa de desenvolver vários tipos de câncer, afirmaram cientistas europeus em um estudo publicado na semana passada. Os médicos suspeitavam há algum tempo de uma conexão entre o peso excessivo e certos tipo de câncer, incluindo o de próstata e o de mama. Mas o novo estudo, publicado no “ The Lancet ” , uma das mais importantes publicações científicas da área médica no Reino Unido, disse que poderiam crescer os riscos de câncer no esôfago, tireóides, rins, útero e vesícula, entre outros tipos.
Ainda que o estudo indique a existência de um vínculo, não há provas de que ser gordo cause câncer. “ Para estabelecer definitivamente um vínculo de causa e efeito, necessitamos provar várias coisas ” , disse Andrew Renehan, principal autor do estudo e conferencista da Escola de Estudos de Câncer da Universidade de Manchester.

Perigo
Pesquisa indicou que, entre os homens, um aumento de peso de 15 quilos fez crescer o risco de câncer de próstata em 33%.
O novo estudo inclui mais tipos de câncer e populações mais diversificadas do que pesquisas anteriores sobre o assunto. Renehan e seus colegas analisaram 141 artigos da América do Norte, Europa, Austrália e Ásia sobre mais de 280 mil casos em homens e mulheres. Pessoas obesas e com peso normal foram estudadas por nove a 15 anos, com os pesquisadores monitorando o Índice de Massa Corporal (IMC) – um cálculo da gordura do corpo baseado no peso do indivíduo dividido pelo quadrado de sua altura – e estabelecendo uma relação com a incidência de câncer.
Nos homens, um aumento de peso de 15 quilos fez crescer o risco de câncer de esôfago em 52%, câncer nas tireóides em 33% e câncer de próstata e renal em 24%, apontou o estudo. Nas mulheres, um aumento de peso de 13 quilos incrementou o risco de câncer de útero e de vesícula em quase 60%, câncer de esôfago em 51% e câncer renal em 34%.
Nas populações asiáticas, parece haver um vínculo mais forte entre o aumento do IMC e o câncer de mama, apontou o estudo.

Fonte: Jornal AN - 15-02-2008


  •