19-02-2008 - Quase a metade não se vacina

Uma pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostrou que 45,2% dos entrevistados nunca foram vacinados contra a febre amarela.
O levantamento apontou que 93,4% dos brasileiros têm acompanhado ou ouviram falar dos casos de febre amarela no país.
Segundo a pesquisa, 5,7% dos entrevistados não têm conhecimento do aparecimento de vários casos, registrados sobretudo na região Centro-Oeste. Dos 51,4% que foram vacinados, 38% se imunizaram nos últimos 10 anos, contra 13,4% que se vacinaram há mais de 10 anos, período de validade da vacina.
O índice de conhecimento dos brasileiros em relação à febre amarela é maior do que o registrado em fevereiro de 2002, quando parte do Brasil foi vítima de aparecimento repentino da dengue. À época, a dengue atingiu, principalmente, o Sudeste. Naquele ano, segundo a CNT/Sensus, 78,3% da população havia tomado conhecimento ou ouvido falar da doença.
Dos que têm conhecimento dos casos de febre amarela neste ano, 39,3% responsabilizam a população pela doença. Outros 17,9% dizem que o Ministério da Saúde deve ser responsabilizado, enquanto 15,3% apontaram fatores naturais como responsáveis pela propagação da doença.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 11 e 16 de fevereiro, em 136 municípios de 24 estados do país. No total, foram realizadas duas mil entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.
O Ministério da Saúde confirmou, ontem, a morte por febre amarela de uma índia de 15 anos que morava em Juara, no Mato Grosso.
Já são 16 as mortes registradas neste ano pela doença. Outras 15 pessoas contraíram o vírus e sobreviveram.

Fonte: Diário Catarinense - 19-02-2008


  •