#

19-02-2008 - Ensino de Medicina no Brasil completa dois séculos de história

Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb), da Universidade Federal da Bahia, completa, nesta segunda-feira (18), 200 anos de ensino. Foi a primeira escola de nível superior no Brasil e também a primeira de Medicina, no País. 
Após abertura dos portos do Brasil às nações amigas de Portugal, D. João VI assinou o documento que criou a Escola de Cirurgia da Bahia, em 18 de fevereiro de 1808. A unidade foi instalada no antigo Hospital real Militar da Cidade, onde funcionava o prédio do Colégio dos Jesuítas. Em 1º de abril de 1813, a escola passou a se chamar Academia Médico-Cirúrgica e, somente em 3 de outubro, ganhou o nome atual de Faculdade de Medicina.    
Em 200 anos de história, a Fameb enfrentou dois incêndios que comprometeram seriamente sua estrutura. Mas esses abalos não foram suficientes para desanimar os médicos e professores da Faculdade. Graças ao empenho desses profissionais, a Fameb formou aproximadamente 14.819 médicos.
O bicentenário da Escola é comemorado pela Faculdade desde dezembro de 2007, quando foi lançada edição da Gazeta Médica da Bahia, sobre a Memória da Medicina na Bahia no Século XX.     
A solenidade de comemoração, nesta segunda-feira (18), começou pela manhã, com a inauguração das obras de restauração do Salão Nobre da FAMEB e uma visita à Biblioteca Professor Gonçalo Moniz da Memória da Saúde Brasileira, que teve o acervo atingido pelo incêndio - 90 mil livros, em processo de restauração.     
Durante o evento, também é lançado o livro Bicentenário da Faculdade de Medicina da Bahia: Memória Histórica, da professora Eliane Azevedo, além de um selo e uma moeda comemorativos, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e pela Casa da Moeda, respectivamente.     
A comemoração do bicentenário irá se estender até dezembro deste ano. Ainda neste mês, até o dia 21, será realizado o seminário Perspectivas da Medicina no Século XXI. O encontro terá conferências e mesas-redondas para avaliar a situação atual e as perspectivas da Medicina no Brasil, quando a Medicina brasileira ingressa em seu terceiro centenário.    
A programação se encerra em 15 de dezembro, quando vai ser lançada edição da Gazeta Médica da Bahia com a relação de todos os formandos da FAMEB desde a primeira turma (1812) até as três turmas que se graduarão no ano de 2008.     
    
Leia também o artigo “Os duzentos anos da medicina oficial no Brasil”.

Fonte: CREMESC - 18-02-2008


  •