19-02-2008 - Reajuste de 4,72% para remédios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só deverá anunciar o índice de reajuste dos remédios para este ano no dia 31 de março. No entanto, as estimativas indicam que o aumento pode ser de até 4,72%. A projeção é do coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Márcio Nakane.
Segundo Nakanem, calcular a estimativa é possível porque os critérios que definem o reajuste dos remédios costuma ser os mesmos há três anos. "Se a Anvisa mantiver esses critérios, os reajustes serão de 2,63% para medicamentos que ainda estão sob patente e de 3,68% para os colírios e remédios injetáveis. Já o preço dos antibióticos, remédios para diabetes e anticoncepcionais, que são bastante utilizados pela população, poderá subir até 4,72%".
Além de dividir os remédios em categorias, o cálculo do reajuste considera o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de março do ano anterior e fevereiro do ano corrente. O fator de produtividade das indústrias, no mesmo período, também é considerado. Porém, essa estimativa não é exata, já que o índice de inflação de fevereiro ainda não foi divulgado.

Fonte: Jornal de Brasília 0 19-02-2008


  •