22-02-2008 - O PAC da Saúde na prática

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou ontem o projeto de implementação do programa Mais Saúde, também conhecido como Programa de Aceleração do Crescimento para a Saúde (PAC da Saúde).
A promessa do governo federal é de melhoria na saúde pública, sobretudo na proposta de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro tem, ainda, metas prioritárias.
- Queremos capacitar pessoal, terminar a construção de hospitais e centros de saúde, ampliar a oferta de medicamentos, o acesso às vacinas, atendimento especializado, transplantes e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - disse.
Meta inclui 100 milhões de exames
As metas incluem, ainda, a realização de 100 milhões de exames complementares para diabéticos, a abertura de novas unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil e o aumento de 25% para 35% da participação de genéricos no mercado.
Temporão destacou ações específicas para a terceira idade:
– Um dos objetivos é a qualificação de 66 mil enfermeiros para idosos.
Entre o período de implementação do Mais Saúde, de 2008 a 2011, o ministério prevê a geração de 3 milhões de postos de saúde formais e informais. Dentre os problemas considerados críticos, Temporão destacou as longas esperas por atendimentos em consultas especializadas, por exames e por internações, além da falta de qualidade do atendimento de urgência e emergência.
O ministro citou, também, a necessidade de maior articulação da saúde com as demais políticas sociais.

Fonte: Diário Catarinense - 22-02-2008


  •